quinta-feira, 21 de maio de 2009

, surgimento dos elementos químicos




Até a Idade Média, apenas 9 elementos eram conhecidos: ouro, prata, estanho, mercúrio, cobre, chumbo, ferro, enxofre e carbono. Os símbolos desses elementos são derivados dos seus nomes em latim: aurun(“amarelo”), argentum(“brilhante”), carbon(“carvão”, stanum(“fácil de fundir”), etc.O elemento mercúrio e o planeta homônimo receberam o nome de um deus mitológico. Os antigos associavam os elementos aos planetas e aos deuses. Mercúrio era o deus grego associado à rapidez, à astúcia e aos exercícios ginásticos.Em 1787, o famoso químico francês Lavoisier sugeriu que os novos elementos a serem descobertos deveriam receber nomes associados às suas propriedades. Nos 125 anos que se seguiram, muitos nomes de elementos foram criados segundo essa recomendação. Alguns nomes vêm do grego: hidrogênio(hydros-gen, “gerador de água”), oxigênio(oksys-gen, “gerador de ácidos”), nitrogênio(nitron-gen, “gerador de salitre”), bromo(bromos, “mau cheiro”) e argônio(a-ergon, “não reage”).Certos nomes foram dados referindo-se à cor das substâncias formadas pelo elemento. Exemplos: cloro(do grego khloros, “amarelo-esverdeado”), iodo(do grego iodes, “violeta”, irídio(de íris, “a deusa grega mensageira que vinha à Terra pelo arco-íris, apresentam várias cores), ródio(do grego rhodon, “rosa”) e cromo(do grego khroma, “cor numa alusão às muitas cores dos compostos do metal).Alguns elementos, contrariamente à sugestão de Lavoisier, tiveram seus nomes associados a planetas, figuras mitológicas, superstições ou lugares.Entre os nomes de origem celeste, temos: hélio(sol), telúrio(terra), selênio(lua), urânio( o planeta Urano fora descoberto poucos anos antes do elemento). Os dois elementos cujos números atômicos se seguem ao urânio foram chamados de netúnio e plutônio, numa alusão aos planetas Netuno e Plutão. O elemento cério tem esse nome por causa de Ceres, o primeiro asteróide a ser descoberto, o que acontecera dois anos antes do descobrimento do elemento(Ceres era a deusa romana do milho e da colheita).Como nomes provenientes de entidades mitológicas, além de mercúrio(e do cério, indiretamente), podemos cotar; promécio(de prometeu, personagem da mitologia grega); venádio(de variadis, deusa escandinava da beleza); titânio(de Titãs, os primeiros filhos da terra); nióbio e tântalo(Níobe era filha de Tântalo, na mitologia grega, o nióbio foi encontrado na mesma rocha que o tântalo e se parece muito com ele) e tório(de thor, o deus escandinavo da guerra).O nome colbato vem de Kobold, espírito demoníaco germânico que se dizia estar presente quando a mineração do cobre dava baixos rendimentos. A palavra níquel deriva de Nickel, palavra alemã para “diabo”.Como exemplos de elementos que homenageiam lugares, podemos citar: amerício(América), califórnio(Califórnia), germânio(Alemanha), etc.E, como exemplos de elementos, cujos nomes, homenageiam pessoas: einstênio(Albert Einstein); mendelévio(Dmitri Mendeleev); etc.A diversidade dos nomes dos elementos nos mostra alguns interessantes aspectos da história da Química. Examiná-los nos permite entender como os interesses dos cientistas e sua maneira de ver o mundo mudaram com o passar do tempo.

6 comentários:

Nanny_S2 ??? disse...

Táh o bruxinhaAa tu vai me da o cd km
as fotos kando???
Báh um julho eu to indo
pra sc!!!e eu preciso do cd!!!
Ah conseguiu paxa algma
foto pro meu kut?
Bjão te adoru muitão!! s2s2 ah seja feliz km o o o o
PÃO háháhá!!!s2

Nanny_S2 ??? disse...

E AI GURIA ESQUECEU DAS MIGÁH,ÉHHH!!!
DXA KETO!!!!!!

tata disse...

oiee nick!! ty adoruu d+zãoo S2

Nanny_S2 ??? disse...

v c garra vergonha e me traz as fotos...
to com xaudadi....
bjo migah ingrata!!

Nanny_S2 ??? disse...

oie nick!!!e ai bxinhaaa!!!
bah ekeceu deu?!!
nick preciso das fotos ...kando vc vai me dar o cd?
poxa nao tem kmu vc kmprar o cd
e dpois eu te pagar!!"! ???respnde agora!!!

gabriela de Souza disse...

oie mana seii q oq eu fiz foi mais do que errado mas é que estava sem cabeça na hora sabbe, vc naum sabbe o quantto eu choreii só de pensar que eu poderia perder a pessoa mais especiil da minha vida por uma loucura dessas, eskeeçe?vai ser difiicil eskeeçer oq eu fiz logiico...mas vamuu tentaa eu te amo tanto mana "VOLTA PA MIIM MANA NEGAA...EU TE AMO DE MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!VOLTA PA EEEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!S2